Perguntas mais frequentes

Por que esta é não é uma iniciativa do Estado?

Entendemos que a sociedade civil é peça fundamental no processo de “oportunizar condições efetivas de transformação social a partir do olhar no território em que se vive, agregando iniciativas de maneira a engrossar a discussão da “Malha Cartográfica Livre” e de uma “Malha Pública de Dados Cartográficos”.

Neste sentido entendemo que este mapa vem para agregar e não para substituir o papel do Estado, sendo que todas as informações produzidas serão disponibilizadas para construir a malha do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

Quem está organizando este mapeamento?

O movimento das “Cartografias Culturais Colaborativas” se articula há mais de 10 anos, sendo que desde 2011 teve um salto bastante significativo a partir do lançamento do Mapa de Vistas e de outras tecnologias similares, tendo como consequencia a implementações espalhadas pelo Brasil e América Latina.

Em paralelo a este processo, iniciou-se a construção do SNIIC (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais), e com ele a possibilidade de construírmos uma grande malha pública de dados cartográficos culturais.

Esta contextualização se faz necessária para destacar que não podemos delegar a uma ou poucas pessoas e organizações esta iniciativa, visto que é um processo que contou com a participação de dezenas de organizações e centenas de pessoas.

Mas esta iniciativa específica inicia sua caminhada com a participação de várias pessoas e organizações, entre elas o Coletivo Soylocoporti, a Rede Livre, a AVEC-PR, a INTEPAR, Laboratório de Cultura Digital UFPR/MINC, SOUARTISTA.PRO, Rede NÓS, EPA!, Fórum de Dança, Centro Cultural Boqueirão, Cinesal/Elea, Mimesis, Grupo Folclórico AnimaDantis, Ethymos e outras que vem a se agregar:

Atualização dos parceiros em: https://mapadaculturacuritiba.redelivre.org.br/2015/02/23/parceiros/

Como eu posso participar deste processo?

Propomos um processo de participação compartilhado e colaborativo, sendo que apresentamos aqui uma proposta inicial de organização:

Comissão Executiva: com o objetivo operacionalizar as tarefas de desenvolvimento da plataforma, comunicação, mobilização e articulação de grupos.

Conselho Consultivo: formado por artistas, grupos e coletivos culturais, população em geral e o poder público, terá o objetivo de acompanhar e fiscalizar o trabalho da comissão executiva, podendo criar comissões específicas por linguagens artísticas ou regionais com o fim de fortalecer os cadastros.

 

Como funciona o sistema? Quem pode incluir dados? Quais informações estarão disponíveis?

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O sistema que utilizaremos para o mapeamento é um Software Livre e aberto, pode ser baixado, copiado e alterado por qualquer pessoa, sem a necessidade de pagamento de qualquer licença.

 

O cadastro de novos agentes e espaços se dará de 2 formas:

  1. Auto-cadastro: qualquer cidadão poderá se cadastrar no sistema como pessoa física ou cadastrar um espaço cultural.
  2. Cadastro via entidades: Entidades como a AVEC, AINTEPAR, FEC, poderão cadastrar seus respectivos associados.
  3. Propriedade dos dados: Cada usuário poderá reivindicar a propriedade de seu usuário, podendo alterar e atualizar seus dados.
  4. Eventos e projetos poderão ser cadastrados posteriormente, em uma segunda versão do projeto.

 

Dados abertos: todos os dados de interesse público serão disponibilizados para download.

O que é o SNIIC?

O SNIIC é e será o lugar para se agrupar, organizar, integrar, interoperar um conjunto de sistemas informacionais, bancos de dados, informações, conhecimentos e mapeamentos dispersos nos órgãos da administração pública das três esferas da federação, instituições privadas e da sociedade civil organizada e de quaisquer outras iniciativas de organização de dados, informações e conhecimento do campo cultural.

Veja mais em http://culturadigital.br/sniic

Quais as fontes de financiamento?

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