A Rede Livre

Tecnologias sociais para uma sociedade em rede

Inspirada em iniciativas históricas de Software e Conhecimento Livre, como o GNU/Linux, a WikiPedia, o Creative Commons e o WordPress, a #RedeLivre não se restringe ao mundo dos bits e se propõe a ser uma ponte entre pessoas e ideias, possibilitando a composição de novas sinapses colaborativas para o consciente coletivo.

Pensada por Movimentos, para o Comum

Os agentes, coletivos e redes da Cultura Digital, os Movimentos Sociais da Cultura, os Pontos de Cultura e a Cultura Viva Comunitária na América-Latina, e diversos outros movimentos no Brasil e no mundo, demandam cada vez mais mecanismos que permitam a esse campo a transposição do conceito de mutirão – conjunto de pessoas atuando em coletivo – para a lógica distribuída da internet. Um meta-organismo em rede, pensado para contemplar a colaboração e a integração entre diversos arranjos Locais-Globais, trabalhando para a construção de Tecnologias Livres para o Bem Comum.

Economia Colaborativa

Em um contexto de redes federadas e distribuídas, as plataformas precisam de arranjos de governança compartilhada,  que garantam, ao mesmo tempo, autonomia das pontas e gestão compartilhada. Dessa forma, a relação com o Estado e com recursos financeiros precisa ser repensada, favorecendo as trocas e arranjos solidários. Acreditamos, até agora, que esse é o melhor caminho para constituir uma rede de confiança para trabalhar na consolidação das tecnologias do comum.

Inteligência Coletiva / Formação emancipatória / Organização estruturante / Mídias Livres / Articulação e Incidência / Circulação e mutirão.

A rede virtual trouxe consigo próteses ao mundo material, de maneira que hoje não se pode definir onde um começa e o outro termina, retroalimentando-se. Por conta da natureza hipertextual da rede, ela se demonstra capaz de uma complexificação infinita, podendo ser chamada de fractal: aplicadas regras gerais definidas pela estrutura da rede, pode multiplicar-se quantas vezes se fizer necessário, contendo nesta mesma estrutura os caminhos necessários para localizar cada nova iteração, ou versão. Outra característica da rede é a natureza distribuída dos dados, que são transmitidos como minúsculos pacotes de maneira descentralizada e, se garantida a neutralidade do provedor, também isonômica.

Essas características reforçam ainda mais a visão da rede como um ambiente virtual que busca reproduzir a natureza. Explico: outra estrutura com essas características são as galáxias e, por extensão, o universo. Luas orbitam planetas; planetas orbitam estrelas; estrelas orbitam os centros das galáxias. A natureza se organiza em redes. As tecnologias aprofundam a organização em redes dos seres humanos.

De todo modo, a lógica de relações distribuídas leva, inevitavelmente, à perda de controle no sistema pela não hegemonia dos eixos dirigentes centrais. Isso não significa, entretanto, que não haja ordem no caos (Guatarri, 2000).lo O controle central hegemonista, sob esse paradigma, é um fator de desordem, pois suas ações impositivas atravancam a harmonia necessária para haver sincronia suficiente entre ações coordenadas de um movimento de redes, formado por outras redes, coletivos e agentes autônomos.

Por exemplo, diversas pessoas não envolvidas diretamente na organização de um protesto chamado nas redes podem incidir sobre o evento, divulgando, convidando e contribuindo com as discussões prévias. Podem, inclusive, se integrar à organização daquele evento tanto em ambiente virtual quanto em reuniões e ações fora dele – a partir do meio virtual ou não.

A Rede Livre nunca é, ela está.

Descrição das tecnologias

A Rede Livre possui uma plataforma que reúne um conjunto de Temas e Plugins para WordPress, que implementam novas funcionalidades e interfaces para o Gerenciador de Conteúdo(Site, blog ou portal), além de promover a integração com outras ferramentas e plataformas. Dessa maneira, apoia-se em uma estrutura consistente, intuitiva, escalável e amplamente difundida. São coletivos, empresas, profissionais autônomos e freelancers que fazem parte do arranjo produtivo do projeto. A plataforma é uma implementação de multi-sites customizáveis, com foco em necessidades específicas de comunicação digital em organizações culturais e sociais.

Vale destacar que todas as especificações técnicas estabelecidas já se encontram funcionais e escaláveis, prontas para serem utilizadas pelo usuário, sendo que só será necessário investir recursos nas horas de trabalho da equipe de desenvolvimento das funções específicas de cada projeto solicitado e na integração de dados com outras plataformas.

Sob a lógica do uso comum de tecnologias replicáveis, a plataforma da Rede Livre suporta a criação de novos templates de sites customizáveis,  desenvolvidos com a finalidade de atender necessidades e objetivos específicos de parceiros. Nesse sentido, atualmente estamos implementando diversas novas tecnologias, sempre disponibilizadas para toda a rede.  Este processo é feito de forma aberta e pode ser consultado no Github.

Uma breve exposição dos principais produtos:

É possível utilizar um website completo com as funcionalidades abaixo, sistema de gerenciamento de contatos, envio de e-mail e SMS, ferramenta de mapa colaborativo, sistema de tomada de decisão online e outras ferraamentas.

Abaixo um maior detalhamento técnico.

 

Funcionalidades:

  • Funções Básicas

    • Estrutura de menu com páginas fixas de conteúdo editável por um grupo de administradores e editores;

    • Site principal editável por um grupo de administradores e editores;

    • Funções sociais (compartilhamento, logotipos, listas de tweets), configuradas especialmente para o site;

    • Capacidade de adicionar arquivos, links, imagens e vídeos a qualquer conteúdo;

    • Sistema de boletins;

    • Formulário de contato.

 

  • Administração (Estrutura Geral)

    • Configuração de sistema de usuário (login, registro, perda de senha, etc.) e os papéis / permissões de usuário: administrador, editor, usuários em geral;

    • Programação e configuração da funcionalidade de SEO (Search Engine Optimization) para melhor divulgação nos sistemas de busca;

    • Google Analytics para monitorar o impacto do site.

 

  • Painel de Administração para Usuários

    • Desenvolvimento do painel de administração do usuário, que permite:

      • Gerenciar Perfil da Página;

      • Gerenciar posts e páginas do usuário;

      • Criar “pontos no mapa” para georreferenciar conteúdo;

      • Configurar RSS múltiplos, de sites já existentes;

      • Enviar e descrever fotos em uma galeria.